Miopia patológica: você sabe o que é?

Todo mundo conhece alguém que tenha miopia, ela é um erro refrativo dos mais comuns que nossos olhos apresentam. Porém, a miopia patológica (MP), que também é chamada de miopia degenerativa ou maligna, é uma variedade rara da alteração, que afeta cerca de 3% da população mundial.

miopia

A MP é bem mais grave do que uma miopia comum, causando alterações degenerativas no segmento posterior do olho, danificando a retina.

Na maioria dos casos o problema já se manifesta ainda na primeira infância. A perda de visão causada pela MP é progressiva e irreversível, o que torna o problema ainda mais grave e digno de uma atenção mais do que especial.

Os principais sintomas da miopia patológica são: dificuldade de enxergar objetos que estão distantes, distorção de linhas retas, além de pontos cegos na visão.

O principal fator de risco para a miopia patológica é o histórico familiar de miopia. Esta doença tem ligação com a hereditariedade, ocorrendo com mais frequência em indivíduos de ascendência chinesa, japonesa, do Oriente Médio ou judaica.

Junto com a miopia patológica podem aparecer outros problemas de visão, como: neovascularização da coroide (crescimento anormal de vasos sanguíneos), o descolamento da retina, a catarata precoce e o glaucoma.

Eduardo Novais - Doctoralia.com.br