Você sabia? A toxoplasmose também pode provocar graves problemas oculares como, por exemplo, a uveíte.
O que é a toxoplasmose ocular?
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário denominado Toxoplasma gondii. Na forma ocular, ela é caracterizada por uma redução visual severa e está entre as causas mais comuns de infecção ocular no Brasil, acometendo, principalmente, pacientes entre 25 e 45 anos de idade.
A retinocoroidite causada pela toxoplasmose pode gerar embaçamento visual, olhos vermelhos e manchas na visão. Portanto, fique de olho, pois o diagnóstico e tratamento precoce pode influenciar na visão final do paciente!
Como evitar a toxoplasmose?
A contaminação pelo Toxoplasma Gondii pode ser através da ingestão de oocistos provenientes do solo contaminados com fezes de gatos infectados, ingestão de carne crua e malcozida infectada com cistos ou da mãe transportadora para o filho, durante a gravidez.
Sendo assim, é fundamental que você tome os cuidados básicos de higiene, lavando as mãos e os alimentos corretamente. Pois, em muitas vezes, os parasitas estão presentes nos alimentos malcozidos e verduras mal lavadas.
Caso apresente algum sintoma, procure ajuda médica especializada para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado!
Se você gostou deste conteúdo e ficou interessando em marcar uma consulta ou tem alguma dúvida, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 ou acesse o nosso site: www.oftalmocitta.com.br