Abril Marrom, campanha que aborda a prevenção à cegueira

Em Abril é realizada a campanha do Abril Marrom, que visa a conscientização sobre a prevenção da cegueira. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 75% dos casos de cegueira no mundo são tratáveis ou preveníveis. Consultar um oftalmologista com frequência e fazer exames de rotina são as melhores formas de prevenir doenças que causam a cegueira.

fotoblog

Pesquisas apontam que no Brasil existem mais de 1,2 milhão de cegos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados, o que significa que pelo menos 700 mil brasileiros, que hoje convivem com a cegueira, poderiam ter evitado a perda de visão.

A cegueira pode ser causada por danos nas estruturas transparentes do olho (córnea e cristalino), na retina, no nervo óptico ou no cérebro (cegueira cortical). O problema pode ser de origem congênita por infecções durante a gestação, decorrente de má formação ocular ou cerebral, cegueira por traumatismos, causada por medicamentos que afetam a visão e também pode ter origem em doenças infecciosas ou não.

Entre as doenças mais comuns que causam a cegueira estão a catarata, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), o descolamento de retina, o glaucoma e a retinopatia diabética.

Dependendo dos sintomas o oftalmologista pode realizar testes de acuidade visual, biomicroscopia, exame de fundo de olho, medida de pressão intraocular e, em alguns casos, exame de campo visual para avaliar visão periférica.

Campanhas como a do Abril Marrom são importantes para conscientizar a população sobre a necessidade de acompanhamento médico especializado e evitar que os problemas dos olhos se agravem e acabem resultando em cegueira.

Apoie essa causa! Cuide dos seus olhos!

Eduardo Novais - Doctoralia.com.br