Miopia: uma alteração ocular cada vez mais comum

A miopia, que é extremamente comum, faz com que as pessoas não consigam ver os objetos distantes com nitidez. Ao que tudo indica a sua incidência está aumentando com o passar dos anos. Atualmente, um quarto da população possui o distúrbio visual, mas estima-se que nas próximas décadas a porcentagem passe para um terço.

A miopia pode começar a se desenvolver logo durante a infância, e pode continuar sua progressão até a idade adulta. Os sintomas mais comuns são: visão turva e distorcida dos objetos que estão distantes, necessidade de apertar os olhos ou fechar parcialmente as pálpebras para ver claramente, dores de cabeça causadas por fadiga ocular excessiva e dificuldade ao dirigir, especialmente à noite.

A ciência ainda não foi capaz de determinar com precisão todos os fatores que levam ao desenvolvimento da miopia. Sabe-se que existe um componente genético nessa equação, passado de pais para filhos. Alguns especialistas também apontam que diversos hábitos também podem ajudar no desenvolvimento dela, mas nada nesse sentido é confirmado. Recentemente, alguns estudos mostraram que o uso excessivo de tablets e telefones celulares podem colaborar para o aparecimento e progressão da miopia. A notícia boa é que o distúrbio visual tem tratamento.

Quais são os tratamentos disponíveis para a miopia?

O tratamento da miopia consiste corrigir o grau através do uso de lentes corretivas para ajudar a focar a luz corretamente na retina. Sendo assim, o método mais simples e imediato de correção de grau é o uso dos óculos ou lentes de contato. Ambas com lentes divergentes. No entanto, existem opções cirúrgicas para remover o grau e a necessidade de uso de óculos ou lentes de contato, como a cirurgia a laser ou as lentes intraoculares fácicas. Quer saber mais? Continue a leitura

O que é Cirurgia Refrativa a laser (PRK E LASIK)?

A cirurgia refrativa é uma das cirurgias oculares mais seguras e com altas chances de sucesso para correção de altos graus. Através de técnicas cada vez mais avançadas, o paciente que optar por realizar esse tratamento será submetido a um procedimento indolor via laser e em alguns minutos irá conseguir melhorar a qualidade da sua visão.

Tipos de Técnicas:

PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa):

Neste procedimento o oftalmologista responsável irá aplicar a correção de grau na superfície da córnea. Consideramos esse tratamento quando o paciente é jovem, possui córneas mais finas e assimétricas. Por ter menos riscos, o Centro Oftalmológico Città trabalha apenas com o laser PRK. No entanto, ela possui uma recuperação visual mais lenta comparada a LASIK.

LASIK (Laser-Assisted in situ Keratomileusis):

Neste procedimento, ocorre um corte ultrafino na camada anterior da córnea. Feito isso, é realizado a aplicação do laser na camada interna. Isso faz com que o haja menos desconforto no pós-operatório e uma recuperação visual mais rápida. No entanto, alguns estudos recentes questionaram a segurança a longo prazo desta técnica, fazendo com que o PRK seja o procedimento de eleição entre a maioria dos oftalmologistas.

Lentes Intraoculares Fácicas:

As lentes intraoculares fácicas são o procedimento de escolha para a correção de altos graus de miopia ou para pacientes que não podem realizar o procedimento de correção a laser por algum problema na córnea, como córneas muito curvas ou finas (ectasias ou ceratocone).
Essas lentes podem corrigir miopias de até 18 graus e até 6 graus de astigmatismo. O implante é realizado por um procedimento cirúrgico seguro, desde que realizado por um especialista treinado e certificado. A Lente Evo Visian ICL já é utilizada há mais de 20 anos em todo o mundo, trazendo qualidade de vida para os altos míopes.

Diagnóstico do tratamento de miopia:

Todo tratamento deve ser acompanhado de um médico oftalmologista de confiança. No Centro Oftalmológico Città, analisamos com precisão o quadro do paciente e através de uma série de exames complementares de alta tecnologia e assim conseguimos indicar o tratamento mais adequado.

Não se acostume com a doença! Ao menor sinal da doença, procure um médico especialista para realizar os devidos cuidados.

Ainda possui dúvidas? Agende uma visita e venha conversar com um de nossos especialistas!

Ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 ou acesse o nosso site!

Eduardo Novais - Doctoralia.com.br