Algumas pessoas infectadas pelo coronavírus sofrem alterações na retina.
Segundo a equipe do oftalmologista e presidente da Academia Nacional de Medicina, Prof. Dr. Rubens Belfort Jr., num estudo publicado no jornal inglês renomado The Lancet, a infecção com o novo coronavírus pode causar lesões na retina.
A pesquisa foi realizada com 12 pacientes de 25 a 69 anos que foram diagnosticados com o novo coronavírus. A equipe responsável pelo estudo examinou as estruturas oculares desses pacientes entre o 11º ao 35º dia de infecção e os resultados preliminares apontaram lesões anatômicas que podem ter um correspondente funcional.
Até então, a única manifestação ocular reportada provocada pelo Covid-19 era a conjuntivite, mas esse estudo comprova que os infectados sofrem alterações nas estruturas da retina, mesmo que o paciente não sinta nenhum sintoma ocular.
A próxima etapa do estudo é acompanhar os pacientes com o novo coronavírus, analisando se haverá ou não a evolução dessas lesões e se podem de alguma forma ter correlação com o sistema nervoso.
A cada descoberta sobre a covid-19, surgem um monte de novas perguntas. Fique de olho nas próximas atualizações!
Gostou do conteúdo e ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 ou acesse o nosso site: www.oftalmocitta.com.br