Muitos de nós conhecemos alguém ou até mesmo já passamos por um quadro de hemorragia subconjuntival, também conhecida como hiposfagma. Popularmente, o hiposfagma é chamado de “derrame ocular” ou “sangue no olhos”. Hoje falaremos um pouco sobre as causas desse problema para deixarmos todos bem informados sobre essa questão.
Nossos olhos são altamente vascularizados, e essa hemorragia ocorre pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos situados na conjuntiva, uma fina camada mucosa transparente que recobre a esclera (parte branca dos olhos). O sangue é retido na região, provocando assim as manchas vermelhas no olho. Ela não resulta em perda de visão, mas pode causar grande incômodo nos pacientes, principalmente pela questão estética.
As causas do hiposfagma são diversas:
- Aumento súbito da pressão arterial (hipertensão arterial)
- Alterações na coagulação sanguínea
- Traumas: como pancadas, coçar ou esfregar os olhos.
- Aumento da pressão torácica súbita: esforços físicos intensos, tosse prolongada, espirros repetidos, forçar muito para evacuar, episódios de vômitos.
- Tumores conjuntivais
Geralmente o derrame ocular não vem acompanhado de outros sintomas além das manchas vermelhas de sangue. No entanto, em alguns casos o paciente pode apresentar irritação e sensação de corpo-estranho na superfície ocular. No entanto, independente da causa, procure imediatamente um oftalmologista para confirmar a causa do problema.
Tratar o derrame ocular nem sempre é necessário, pois ele geralmente desaparece espontaneamente em alguns dias. É claro que se a vermelhidão não desaparecer ou vier em conjunto com outros sintomas, o seu médico oftalmologista deve ser informado. Cuide bem da sua saúde!
Se estiver precisando tirar alguma dúvida ou estiver interessado em marcar uma consulta entre em contato com nossos atendentes e realize o seu agendamento: (21) 2493-8561.