Quase 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão

Pais e mães costumam ter a saúde de seus filhos sempre com uma preocupação constante. Não é para menos, pois durante o crescimento qualquer alteração pode provocar grandes prejuízos ao desenvolvimento durante essa fase da vida. E claro, os olhos também devem fazer parte dessa constante preocupação.

Pesquisas apontam que cerca de 20% das crianças em idade escolar possuem problemas de visão. Ou seja, é superimportante ficar de olho na saúde ocular do seu filho!

O Brasil possui 204 milhões de habitantes, sendo que cerca de 16,5 mil crianças possuem baixa de visão com menos de 15 anos. Além disso, pelo menos 50 mil têm alguma grau de deficiência visual. São números bastante elevados!

Quase 70% das causas de cegueira infantil poderiam ser evitadas ou possuem tratamento efetivo, ou seja, tudo depende do acompanhamento médico. Alguns sinais que denunciam problemas oculares nas crianças (e que devem ser observados) são: inquietação, proximidade dos objetos para enxergar, baixo rendimento escolar, desvio oculares, movimento incontrolável dos olhos e ficar muito próximo da TV ao assistir.

Além de problemas mais sérios, também é durante a infância que geralmente as crianças começam a apresentar erros refrativos, como miopia, astigmatismo, hipermetropia, além de problemas relacionados a eles, como estrabismo e ambliopia.

Prevenção logo nos primeiros dias

Se engana quem pensa que o acompanhamento deve se dar apenas a partir da idade escolar. Os cuidados devem começar ainda nos primeiros dias. O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), por exemplo, deve ser realizado pelo pediatra no berçário e repetido aos 30 dias, 1 e 3 anos de idade para identificar alterações da transparência dos meios ópticos do olho e, dessa maneira, detectar a presença de catarata e glaucoma congênitos ou retinoblastoma (uma espécie de tumor ocular). Com os devidos cuidados consequências sérias podem ser evitadas.

Depois dessas informações ficou bem claro que os pais devem estar sempre atentos. Levar os pequenos para realizar consultas periódicas com oftalmologistas é essencial. Fique atento e compartilhe esse conteúdo com outros pais. Informação é tudo!

Eduardo Novais - Doctoralia.com.br