Exame de campimetria (campo visual): para que serve?

O exame de campimetria, ou campo visual, é extremamente importante para o diagnóstico e acompanhamento de várias doenças oftalmológicas, incluindo o glaucoma e outras neuropatias. O exame é simples, mas extremamente útil. Vamos conhecer mais sobre ele?

A campimetria quantifica o nosso campo visual, ou seja, a área que nossa visão consegue perceber do mundo ao nosso redor. Por isso ele consegue detectar áreas de perda de sensibilidade no campo de visão até mesmo quando o paciente não tenha identificado de imediato.

O exame é indicado para ajudar no diagnóstico e no acompanhamento de doenças como o glaucoma, oclusões vasculares, retinose pigmentar, degeneração macular senil, enfermidades do nervo óptico, distúrbios da coroide, entre muitas outras.

A campimetria é feita em uma sala com pouca luminosidade, através de um aparelho chamado campímetro, que emite pontos de luz de várias intensidades e posições diferentes. O paciente então é orientado a pressionar um botão todas as vezes que visualizar as luzes, para assim registrar qualquer ponto cego. O exame é indolor e dura por volta de 10 a 15 minutos.

Se você acha que tem algum problema de visão, o primeiro passo é se consultar um oftalmologista. Ele irá avaliar sua saúde ocular e, se for necessário, solicitar exames complementares, que podem ou não incluir a campimetria. Fique atento a qualquer alteração nos seus olhos. Previna-se!

Eduardo Novais - Doctoralia.com.br