Você conhece a Doença de Best?

doença de best

A doença de Best é uma forma hereditária de distrofia macular caracterizada pela piora da visão central. É uma doença bilateral rara, caracterizada pela acúmulo de material amarelado sub-retiniano na área macular. Muitas vezes não conhecemos todos os problemas de saúde que podem aparecer, principalmente quando se trata da saúde dos nossos olhos. A doença de Best cursa com dificuldade visual que pode aparecer na infância ou na fase adulta, e é percebida, ao exame clínico como um cisto macular com aspecto tipo “clara de ovo”.

Alguns sintomas da doença de Best são: Visão embaçada, dificuldade para leitura ou visão torta (metamorfopsia).

Como a doença progride?

A doença progride de maneira lenta, ocasionando a atrofia de algumas camadas da retina, afetando a visão central. A visão tende a ir se deteriorando com o passar dos anos, no entanto, a doença nem sempre afeta os dois olhos da mesma forma. 

Como é transmitida?

A doença de Best é geneticamente transmitida na família pelo padrão de herança autossômica dominante. Neste padrão de herança, uma pessoa possui um gene da doença de Best emparelhado com um gene normal. Quando o portador da doença tem filhos com um parceiro não afetado, há uma chance de 50% de que o pai (ou mãe) transmita o gene causador da doença para a criança. O parceiro não afetado só transmite genes normais. Porém, uma criança que não tem o gene da doença de Best não terá a doença e não poderá transmitir a doença aos seus filhos.

Pode ser tratada?
Atualmente não existe um tratamento para a doença de Best. As pesquisas científicas em curso estão focadas em compreender a causa da doença de Best. Em 1998, os pesquisadores identificaram mutações num gene causador da doença. Agora estão estudando este gene para determinar a sua função na retina.

Gostou deste conteúdo? Avalie nosso site, sua opinião é muito importante para nós! https://goo.gl/uQJw9L

Precisa de uma consulta? Podemos te ajudar, entre em contato conosco através do telefone (21) 2493-8561 ou pelo Whatsapp

Quer conhecer mais conteúdos como este? Acesse o nosso blog!

Eduardo Novais - Doctoralia.com.br