Você já ouviu falar em Herpes Zóster? Trata-se de uma infecção viral que é capaz de provocar dor intensa e bolhas na pele, principalmente no tronco e no rosto em um único lado do corpo. A doença é causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo vírus que causa a catapora.
O principal sintoma da doença são as erupções, que geralmente começam no meio das costas, mas também podem aparecer no rosto, na região dos olhos ou até mesmo no nervo óptico, assim como em outras áreas menos comuns.
Pessoas que já tiveram catapora podem desenvolver o Herpes Zóster em algum momento da vida, isso porque o vírus fica alojado nos gânglios dos nervos e pode ficar latente durante muitos anos até que seja reativado.
Alguns fatores de risco são comumente listados quando falamos Herpes Zóster, como a idade avançada, doenças que comprometem o sistema imunológico gravemente (AIDS e câncer, por exemplo) e medicamentos que abaixam a imunidade.
O Herpes Zóster pode acometer os olhos, levando a lesões de córnea ou uveíte, causando sérios prejuízos a visão. Pessoas que apresentam Herpes Zóster facial, em especial as que apresentam lesões na ponta do nariz (sinal de Hutchinson), tem uma maior chance de acometimento ocular pela doença.
A utilização da vacina contra a doença pode diminuir as chances de contraí-la, de apresentar neuralgia pós-herpética (NPH) e também induzir à redução da dor aguda e crônica associada ao Herpes Zóster, enquanto o tratamento precoce reduz a chance de complicações. A American Academy of Ophthalmology atualmente recomenda a vacinação a partir dos 50 anos de idade.
Fique atento aos sintomas, principalmente se você já teve catapora. Em caso de qualquer alteração procure ajuda médica rapidamente. Cuide-se!