Alterações na tireoide também afetam nossos olhos

Provavelmente você deve saber que alterações na tireoide causam diversos problemas de saúde, mas você sabia que os olhos também podem estar na mira dos efeitos negativos desse descontrole? A Oftalmopatia de Graves (OG) é uma doença causada por descontroles na glândula tireoide, principalmente o hipertireoidismo.

exoftalmo dist2

A principal característica da OG é o deslocamento do globo ocular para frente. Isso se dá pelo aumento dos músculos oculares e pelo acúmulo anormal de gordura na porção orbitária atrás dos olhos. Como a órbita é uma caixa óssea com tamanho limitado, ocorre assim o deslocamento do globo ocular para fora. Outros sintomas frequentes são retração, edema da pálpebra superior, desconforto atrás do olho, lacrimejamento, olho seco e nos casos mais graves visão dupla, úlcera de córnea e baixa de visão.

O diagnóstico da oftalmopatia é antes de mais nada clínico, mas o estudo do campo visual, exame do fundo do olho, aferição da pressão ocular, ultrassonografia, exoftalmometria, tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética podem oferecer informações precisas para que o oftalmologista decida pelo procedimento terapêutico mais indicado para cada paciente.

O tratamento da oftalmopatia é feita em conjunto entre um oftalmologista e um endocrinologista. O controle da tireoide é feito através do uso de medicações, do iodo radioativo ou até mesmo da completa remoção da glândula. O uso de lubrificantes oculares (colírio ou gel) para o olho seco é o único tratamento necessário para as pequenas alterações da superfície ocular.

O tratamento cirúrgico é indicado apenas para os casos em que não houver melhora das alteraçõe oculares mesmo após a cura do processo inflamatório. Antes de planejar a cirurgia o médico espera um período mínimo de seis meses para verificar a estabilidade da situação. A única exceção são os raros casos onde há compressão do nervo óptico e perda de visão.

Caso você esteja sentindo algum dos sintomas mencionados, ou tenha hipertireoidismo, procure um oftalmologista. O acompanhamento médico adequado é essencial para evitar problemas mais sérios.

Eduardo Novais - Doctoralia.com.br