7 coisas que você precisa saber sobre Retinopatia Diabética

Você já ouviu falar em retinopatia diabética? Ela é uma doença que se desenvolve quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos da retina, tecido ocular responsável por captar as imagens. Caso o paciente não busque tratamento, a visão pode ficar seriamente comprometida, podendo levar até mesmo a cegueira irreversível.

1) Pacientes com diabetes devem fazer um controle super rigoroso da saúde oftalmológica. Além de manter a glicemia sob controle, pelo menos uma vez ao ano é necessário fazer o exame de fundo do olho para saber se alguma alteração na retina ocorreu. Em casos mais graves, o acompanhamento com especialista em retina pode ser feito a cada 6 ou 3 meses.

2) A retinopatia diabética pode se desenvolver muitas vezes de forma assintomática. Isso é extremamente perigoso, já que em muito casos o paciente só procura ajuda quando os sintomas estão avançados e a doença já comprometeu significativamente a visão.

3) A doença é dividida em 2 fases distintas. A fase não-proliferativa, é quando ocorrem alterações menos complexas. Já na fase proliferativa, novos vasos doentes (neovasos) podem aparecer na retina, podendo causar sangramentos significativos ou descolamento de retina.

4) Os vasos sanguíneos com defeito (neovasos) possuem paredes frágeis, e ao se romper espalham sangue na cavidade vítrea, o que por sua vez pode causar perda de visão.

5) Gestantes devem ter cuidados redobrados. As mulheres grávidas com diabetes precisam fazer pelo menos um exame do fundo de olho a cada trimestre gestacional, pois a gestação pode influenciar no aparecimento da retinopatia.

6) Pontos ou manchas flutuantes na visão podem ser sinal de hemorragia vítrea. Ao primeiro sinal de qualquer alteração na visão procure um oftalmologista especialista em retina.

7) A melhor forma de prevenção da retinopatia diabética é manter os níveis de glicemia sob controle. Além disso, é preciso manter bons níveis de pressão arterial e das taxas de colesterol. Isso ajuda a proteger os olhos e a saúde como um todo.

Gostou do conteúdo? Se você tem diabetes, ou conhece alguém que tenha, compartilhe esse conteúdo. Informação e prevenção andam de mãos dadas!

Eduardo Novais - Doctoralia.com.br