Esclerite: uma doença inflamatória que pode comprometer a sua visão

Apesar de não ser um problema tão popular, a esclerite é uma grave inflamação da esclera (a parte branca do olho) caracterizada, principalmente, por uma vermelhidão do globo ocular e dores ao movimentar os olhos. Fique por dentro dessa doença que pode ocasionar a perda de visão e conheça as causas, os seus principais sintomas e as opções de tratamento.

Quais são as causas da Esclerite?

Não é tão fácil apontar uma causa específica para este problema, porém é bastante comum que essa inflamação esteja relacionada com doenças sistêmicas subjacentes, como a artrite reumatoide, outras doenças reumatológicas ou infecciosas. Em contrapartida, outra grande parte dos casos não têm uma causa conhecida (chamadas de idiopáticas), ou podem surgir como uma complicação após algumas cirurgias oculares, traumas ou corpo estranho ocular.

Primeiros sinais e sintomas recorrentes

Normalmente, o primeiro sinal dessa doença é a vermelhidão ocular, embora também seja muito comum a ardência nos olhos, fotofobia, baixa de visão, lacrimejamento e dores intensas. Vale ressaltar que é importante estar atento, pois os seus sintomas podem variar de acordo com o local do olho atingido, a gravidade, evolução do problema e tipo de Esclerite!

Existe tratamento para Esclerite?

Sim! Após o diagnóstico efetuado é possível tratá-la! Por isso, é importante, quanto antes, buscar uma ajuda médica especializada. O médico oftalmologista fará um diagnóstico preciso e recomendará o melhor tratamento de acordo com o seu quadro. Em alguns casos o tratamento pode ser realizado com o auxílio de antibióticos e imunossupressores e, em outros, ser necessário o procedimento cirúrgico.

Gostou deste conteúdo? Avalie nosso site, sua opinião é muito importante para nós! https://goo.gl/uQJw9L

Eduardo Novais - Doctoralia.com.br