O que são essas manchas voando no meu campo de visão?

São as chamadas Moscas Volantes! E, nesse artigo, você saberá como identificar esse e entender o motivo pelo qual isso está acontecendo. Lembrando que, apesar de serem benignas na grande maioria das vezes, as moscas volantes podem indicar o surgimento de doenças oculares graves como Uveíte, Descolamento de Retina e sangramentos intraoculares que, se não tratadas, podem levar a perda irreversível da visão.

O que são Moscas Volantes?

Esse problema oftalmológico é caracterizado por pequenas opacificações formadas no vítreo! O vítreo é a substância gelatinosa e transparente que preenche seu globo ocular. Em sua grande maioria, manifesta-se através de pequenas “sujeirinhas” no campo da visão.

Como identificar as Moscas Volantes?

O paciente que manifestar os sintomas da doença saberá identificar facilmente! Isto é, um dos seus principais sintomas, envolve o aparecimento de manchas escuras no campo da visão.

Podendo assumir as mais variadas formas, o paciente pode visualizar como
círculos, linhas, pontos, teias, fios ou nuvens na visão.

Outra forma de manifestação é quando há o movimento dos olhos e as manchas acabam mexendo junto com o globo ocular, como se estivessem “deslizando”.

Em alguns casos, podem ocorrer flashes, perda de campo de visão ou redução da quantidade da visão (visão embaçada). Nesse caso, o indicado é procurar imediatamente um oftalmologista especialista em retina para análise do quadro clínico, pois esses sintomas são capazes de indicar complicações oculares mais graves como descolamento de retina, uveíte e sangramentos oculares.

Qual o tratamento?

Ao surgir o incômodo devido as moscas volantes o paciente deve considerar uma visita um oftalmologista para um diagnóstico preciso.

O tratamento varia de acordo com o grau da complicação. Na maioria dos casos não há necessidade de intervenção médica por desaparecer com o tempo.

Porém, nos casos com as complicações graves citadas previamente, cirurgias vitrerretinianas como a Vitrectomia Via Pars Plana pode ser indicada.

Caso se identifique com algo dito nesse artigo, não hesite em marcar uma consulta para saber mais sobre a saúde dos seus olhos! Temos profissionais qualificados prontos para te receber com toda segurança necessário.