Novembro Azul: diabetes e o cuidado com a saúde ocular

O diabetes no Brasil atinge por volta de 6,9% da população. Por isso, durante o mês de novembro, é realizado a campanha de Combate e Prevenção à doença. Além das inúmeras complicações que o descontrole do Diabetes pode desenvolver, é necessário alertar sobre os cuidados com a saúde ocular, tendo em vista a importância do gerenciamento da taxa de glicemia e dos exames regulares para evitar os problemas oculares relacionados à visão.

Como o Diabetes afeta a visão?

Grande parte dos diabéticos não têm noção da gravidade da doença para saúde ocular, e acabam descobrindo o problema em fases muito avançadas da doença. A falta de acompanhamento regular com o médico, alimentação irregular e o não controle da taxa de glicemia são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças como Glaucoma, Catarata e Retinopatia Diabética!

Cerca de 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira foram provocados pela retinopatia diabética. Por ser uma doença que acomete o paciente de forma progressiva e de maneira silenciosa, quando o diabético não estabelece os cuidados necessários em sua rotina, acaba descobrindo a doença em estados avançados e com poucas chances de tratamento.

Quais os cuidados necessários?

Tratamento e Controle:

O controle do nível de glicose (açúcar) no sangue é fator determinante para o tratamento do Diabetes! Para evitar que a doença prejudique a visão, é necessário disciplina para realizar as medições de glicose por meio de um monitor de glicemia ou bombas de insulina! Com orientação médica, realizá-las em horários corretos, situações corretas e com frequência indicada.

Cuidados com alimentação:

Se alimentar bem evitará uma série de complicações em sua saúde! No entanto, a preocupação não deve estar somente nos alimentos ricos em açúcar simples como doces e refrigerantes. O alerta deve existir também nas substâncias ricas em farinha branca e altas taxas de carboidratos responsáveis por gerar o descontrole da glicemia.

Dito isso, vale ressaltar a necessidade das visitas ao oftalmologista! É indispensável manter uma rotina de consultas oftalmológicas para saber mais sobre a sua saúde ocular. A frequência do acompanhamento do exame dos olhos é determinado pelo oftalmologista de acordo com a classificação de cada paciente. Estudos comprovam que o quanto mais cedo diagnosticados doenças oculares como Glaucoma, Catarata e Retinopatia Diabética maiores as chances de tratamento eficaz.

Você conhece alguém que esteja passando por esse problema? Procure a ajuda de um oftalmologista para saber as possibilidades para esse caso, o acompanhamento oftalmológico pode garantir a volta da visão plena através da cirurgia. Ter uma visão perfeita também é qualidade de vida! Cuide-se!

Gostou do conteúdo e ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 ou acesse o nosso site: www.oftalmocitta.com.br