É possível prevenir os danos do glaucoma?

Perda de visão lateral (campo de visão), dificuldade para enxergar em ambientes escuros e visão embaçada? Saiba mais sobre o glaucoma! 

Atente-se a esses sintomas! Eles podem indicar a presença de glaucoma – uma doença nos olhos caracterizada pelo dano progressivo das fibras nervosas do nervo óptico que, na grande maioria, é gerada pelo aumento da pressão intraocular. 

Existem vários tipos de glaucoma, e cada um deles possui características diferentes.

Quer saber mais sobre o glaucoma? Continue lendo o artigo! 

Sintomas 

O glaucoma é uma doença silenciosa em sua fase inicial. Portanto, os sintomas podem surgir apenas tardiamente, após a sua evolução, que ocorre de maneira lenta. Na fase avançada, pode haver a perda de visão periférica e noturna, fotofobia (ou sensibilidade à luz), entre outros sintomas. Se não tratada corretamente, essa doença pode levar à cegueira irreversível.

Vale atentar-se para os fatores de risco da doença, como por exemplo:

  • Histórico familiar;
  • Idade maior de 40 anos;
  • Portadores de alto grau de miopia;
  • Presença de pseudoexfoliação;
  • Entre outros. 

A importância do diagnóstico precoce

Embora não exista cura para o Glaucoma, é possível diagnosticar e controlar  a doença através do acompanhamento com um oftalmologista. Além disso, adotar um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos e dieta balanceada pode ajudar na saúde ocular.

Sendo assim, a realização de exames oftalmológicos com frequência, como a tonometria, são fundamentais para diagnosticar a doença em sua fase mais precoce. Desse modo, é possível manter o controle através da administração adequada de medicamentos, normalizando a pressão intraocular e prevenindo futuros danos irreversíveis à visão.

Quando diagnosticado o glaucoma, o acompanhamento deve ser realizado com exames específicos como tomografia de coerência óptica (OCT) de nervo óptico, retinografia, campo visual e fundo de olho.

Na Oftalmo Città, clínica oftalmológica localizada no Rio de Janeiro, oferecemos um amplo leque de exames oftalmológicos, a fim de auxiliar na prevenção e diagnóstico de doenças oculares. 

Ficou interessado em agendar sua consulta? Visite nosso site ou entre em contato pela nossa Central de Atendimento e agende sua consulta agora mesmo.