Conheça alimentos importantes para a saúde dos olhos

Você já ouviu aquele ditado de que a saúde começa pela boca? Pois é, a saúde dos nossos olhos também não escapa dessa máxima. Alguns alimentos não podem faltar na nossa dieta pois eles podem ajudar na prevenção de doenças como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a síndrome dos olhos secos.

Fique ligado na lista que preparamos:

  • Vegetais de cor verde escuro

a5

Esses vegetais são ricos em Luteína e Zeaxantina, poderosos antioxidantes que protegem os olhos de diversas agressões diárias causadas pelos radicais-livres, e ajudam a diminuir as chances do desenvolvimento de degeneração macular. Algumas boas alternativas de fontes desses antioxidantes são espinafre, couve e brócolis.

  • Peixes

 a4

Alguns peixes são ricos em ômega-3 e o ômega-6, que são importantes para nossa saúde, inclusive para os nossos olhos. Essas substâncias previnem o desenvolvimento da síndrome do olho seco, que provoca ressecamento ocular.  Alguns peixes recomendados são: salmão, as sardinhas, o arenque, a anchova e o atum.

  • Sementes

a2

Devido às altas concentrações de vitamina E, zinco, ômega-3 e niacina, algumas sementes ajudam na redução do desenvolvimento da degeneração macular. Elas reduzem o índice glicêmico, ajudando no controle do diabetes. Algumas sementes ricas nessas substâncias são as de girassol, as amêndoas e os amendoins.

  • Frutas cítricas

 a3

Por serem ricas em vitamina C essas frutas podem atuar como antioxidante na prevenção de doenças como degeneração macular e catarata. Alguns bons exemplos dessas frutas são limão, laranja, morango e acerola.

  • Alimentos ricos em zinco

a1

Para o bom funcionamento da retina, uma alimentação rica em zinco é fundamental. A substância é encontrada em diversos alimentos como feijões, fígado, leite e aves. No entanto, os frutos do mar como a ostra e o caranguejo são alimentos ricos nessas substâncias.

Por fim, uma dieta bem equilibrada entre todos os grupos nutricionais é fundamental para uma boa saúde não só dos olhos, mas também do corpo todo.