As principais alterações oculares na gravidez!

Durante a gravidez são realizados inúmeros exames para certificar-se sobre a saúde do bebê e da mamãe. Porém, é comum que diversas gestantes negligenciem os cuidados oculares nesse período. O que não é recomendado, pois a intensa alteração de hormônio que o corpo da mulher é submetido durante a gestação é capaz de afetar de diversas maneiras a saúde dos olhos. Quer saber quais sãos alterações mais comuns causadas pela gravidez? Continue a leitura do artigo.

Importância dos exames oftalmológicos na gravidez

Os exames oftalmológicos são de extrema importância em qualquer fase da vida. No entanto, durante a gestação, eles devem ser prioridade! As mudanças hormonais causadas pela gravidez provocam uma série de alterações oculares na mulher.

Logo, o acompanhamento com oftalmologista torna-se indispensável para o diagnóstico sobre as possíveis manifestações oculares.

Principais manifestações oculares:

Dentre as possíveis doenças oculares que podem surgir durante a gravidez, há algumas que com altas chances de desenvolvimento em grande parte das mulheres grávidas.

Alteração de grau:

Repentinamente, a leitura ou enxergar objetos distantes tornou-se algo complicado de se realizar? Possivelmente, houve uma alteração em seu grau ocular, uma alteração comum durante a gestação.

Sensibilidade à luz:

Conhecida como fotofobia, esse tipo de alteração pode gerar uma série de desconfortos para mamãe no decorrer do dia a dia.

Síndrome de Olho Seco:

Essa síndrome nada mais é que a deficiência na produção ou na composição das lágrimas. Durante esse período, a mulher pode sentir os olhos mais secos, avermelhados e ao final do dia sentir a visão mais turva. Nesse caso, é indispensável o tratamento para evitar que o quadro clínico se desenvolva para algo mais grave. Ao visitar o oftalmologista, ele poderá te indicar os cuidados necessários para ajudar na lubrificação dos olhos.

 

Alterações na Retina:

Durante a gestação, algumas doenças pré-existentes podem apresentar descontrole. A mais comum é o diabetes, podendo causar a retinopatia ou edema macular diabético. Além disso, pessoas previamente saudáveis podem desenvolver o diabetes gestacional, correndo risco de desenvolver problemas na retina caso não controle os níveis de açúcar no sangue.

Essas são as doenças oculares mais frequentes durante a gravidez. Porém, existem outras complicações que podem manifestar dependendo do quadro clínico da paciente. Sendo assim, não deixe de manter em dia o acompanhamento oftalmológico em dia durante esse período tão importante para você e sua família!

Ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 ou acesse o nosso site!