Vitrectomia: conheça um dos principais tratamentos para a Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética avançada (proliferativa), hemorragia vítrea, descolamento de retina, buraco de mácula e membrana epirretiniana. Essas são algumas das principais indicações para a Vitrectomia, cirurgia realizada para remoção do vítreo – gel que preenche a estrutura interna dos olhos.

Quando bem indicado, trata-se de um procedimento eficaz e seguro, que envolve o uso de um aparelho denominado vitreófago para remover o vítreo. Ao final da cirurgia, o cirurgião pode optar por preencher o olho com solução salina, gás ou óleo de silicone, dependendo da complexidade de cada caso.

Outra característica da cirurgia, é a possibilidade de anestesia geral ou local, o que dependerá do quadro do paciente. A grande maioria é realizada com sedação venosa com anestesia local, sendo assim, mais confortável para o paciente. Continue lendo e saiba mais sobre a Vitrectomia, um dos principais tratamentos para o combate à Retinopatia Diabética! 

O tratamento da Retinopatia Diabética Proliferativa

No caso da Retinopatia Diabética proliferativa – doença resultante da diabetes em estágio avançado – é comum que o crescimento dos vasos sanguíneos causem sangramento nos olhos, gerando uma hemorragia vítrea ou a contração da retina, o que gera o descolamento tracional. 

É importante dizer que, apesar da vitrectomia ser um dos principais tratamentos para a Retinopatia Diabética, o controle dos níveis de açúcar (glicose) no organismo é fundamental para o sucesso do resultado. O procedimento é realizado como forma de evitar a progressão da doença e reduzir ou reverter a perda de visão. 

Nesse caso, a vitrectomia é realizada para remoção do sangramento e trações retinianas, além de realizar o laser para tratamento da retinopatia.

No pós-operatório, o uso de colírios pode ser recomendado pelo especialista, a fim de aliviar possíveis desconfortos.

Onde realizar a cirurgia de Vitrectomia?

A cirurgia de Vitrectomia deve ser realizada por um especialista em retina. No Centro Oftalmológico Città (Oftalmo Città), localizado no Rio de Janeiro (RJ), temos uma equipe multidisciplinar altamente capacitada para realizar o procedimento de forma segura e eficaz.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o procedimento cirúrgico!