A menopausa pode afetar a saúde ocular?

A menopausa ou climatério – finalização do ciclo menstrual de uma mulher – é um período repleto de alterações no organismo feminino e, geralmente, ocorre após os 40 anos de idade. Essa fase inclui um conjunto de sintomas que podem se manifestar na visão e, por consequência, afetar também a saúde ocular.

Nesse processo, os principais sintomas que podem acometer as mulheres são: visão embaçada, sensibilidade à luz, ardência e vermelhidão nos olhos, que variam de acordo com cada paciente. 

Continue lendo o artigo e saiba mais sobre como a menopausa pode afetar a saúde ocular:

Como a menopausa pode afetar a saúde ocular?

Inicialmente, a menopausa pode afetar a saúde ocular através da redução na produção lacrimal, sendo essa uma das principais queixas das mulheres durante o climatério. Apesar de ser um problema relativamente simples, se não tratado corretamente, pode evoluir para outras complicações oculares em alguns casos.

Síndrome do Olho Seco e a menopausa

A Síndrome do Olho Seco na menopausa, caracteriza-se pela diminuição na produção ou na qualidade da lágrima decorrente da alteração hormonal. 

Sendo assim, essa condição leva a sintomas como a visão embaçada, sensação de areia nos olhos e lacrimejamento em excesso, devido à reação natural do organismo para manter a umidade na região. 

Essa intensidade é ainda maior em ambientes secos, com ar condicionado ou exposição à fumaça. 

Glaucoma 

Outro problema ocular que pode se acentuar com a menopausa é o glaucoma. A deficiência hormonal, pode predispor a doença.

O glaucoma é uma neuropatia progressiva que, na grande maioria das vezes, está associada ao aumento da pressão intraocular. Geralmente, o glaucoma não causa sintomas até fases avançadas da doença, podendo ser tarde demais para o tratamento.

Catarata, DMRI e Presbiopia

A menopausa também pode afetar a saúde ocular levando ao aparecimento mais cedo da Catarata, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e acentuando a Presbiopia, devido à queda na produção de estrogênio. 

Desse modo, as alterações na produção hormonal podem causar a visão turva, vista cansada, e uma série de sintomas relacionados ao envelhecimento ocular, dificultando a continuação de atividades comuns ao dia a dia da paciente.

Outras complicações na menopausa

De maneira geral, a menopausa pode gerar uma maior fragilidade na saúde da mulher. Desse modo, a predisposição a doenças crônicas como diabetes e hipertensão, também tornam-se um motivo de risco à saúde ocular, tendo em vista que podem se agravar durante essa fase. 

Como evitar os sintomas oculares na menopausa?

Por fim, para evitar os sintomas oculares durante a menopausa, é preciso, em primeiro lugar, procurar um oftalmologista, para que seja feito o diagnóstico do problema. A recomendação de tratamento pode variar de acordo com os sintomas.

O tratamento pode tanto ser através da prescrição de colírios e/ou medicamentos, como também através de procedimentos cirúrgicos para manter a qualidade de vida do paciente.

No Centro Oftalmológico Città, você encontra profissionais especializados para fornecer todo o suporte e acompanhamento necessários para a garantia da sua saúde ocular. Agende já a sua consulta!  

Ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 ou acesse o nosso site!