3 razões para visitar o seu oftalmologista


A visita regular ao oftalmologista é sinônimo de uma saúde ocular em dia. Todos nós estamos cientes da importância desse sentido para nossa vida. Por mais que seja algo claro em nosso consciente, ainda é comum que as pessoas negligenciam os cuidados com a visão.

Estima-se que 34% da população brasileira nunca visitou um oftalmologista. Levando em consideração a necessidade da consulta para o bem estar visual, separamos 3 razões que te ajudarão a entender o motivo pelo qual seu oftalmologista merece ser visitado.

A importância do oftalmologista

Você tem zelado pela sua saúde ocular? Por meio da visão é possível enxergar as coisas lindas da vida. E, assim como qualquer outro órgão, o olho possui estruturas que necessitam de cuidado e atenção. 

Para isso, é importante entender que o oftalmologista pode avaliar e tratar inúmeras patologias que podem comprometer o seu olhar, de forma silenciosa.

E ao contrário do que muitos pensam, o oftalmologista não se limita somente a receitar graus e avaliar o avanço dos erros refrativos.

Essa especialidade trabalha para detectar doenças que podem atingir não só o olho, mas também, as pálpebras e cílios. Além disso, doenças como hipertensão arterial, diabetes e muitas outras também podem ser diagnosticadas através do exame do fundo de olho.

A consulta regular ao oftalmologista traz benefícios que ultrapassam a saúde dos olhos. Confira abaixo 3 razões:

 

    1. Você enxergará com qualidade
      Mesmo diante da dificuldade de enxergar de perto ou de longe o paciente não procura um especialista para checar a qualidade da visão.  Isso acontece pois, o temor ao óculos ou a qualquer outro diagnóstico,  acaba impedindo que o paciente veja tudo de forma nítida e perca a oportunidade de desfrutar dos bons momentos da vida. Por meio da consulta, o oftalmologista poderá avaliar a sua situação ocular e indicar o melhor tratamento. 

       

    2. Detecção doenças hereditáriasAlgumas complicações oculares podem ser passadas por gerações. A catarata, glaucoma, ceratocone, distrofias retinianas e degeneração macular. Embora algumas delas não apresentem sintomas, tenha em mente que se alguém da sua família for diagnosticado com a doença, as chances de você desenvolver podem ser maiores.

       

    3. Aumenta longevidade dos idososO tratamento de complicações oculares em idosos podem aumentar a expectativa de vida. Por exemplo, após a cirurgia de catarata, o paciente tem uma melhora significativa na visão, e isso possibilita uma maior autonomia para se medicar sozinho de maneira correta e diminuir riscos de acidentes e quedas.

Agora que entendeu os benefícios do acompanhamento oftalmológico, não deixe de agendar sua consulta!