Catarata pode ter relação com o Glaucoma?

É possível ter Glaucoma e Catarata ao mesmo tempo?

A resposta é sim! Apesar de serem duas doenças oculares diferentes, as duas doenças podem existir ao mesmo tempo. Existem tipos específicos de glaucoma que são causados por problemas relacionados à formação da catarata.

Enquanto a catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino (lente natural dos olhos), o Glaucoma é uma doença que gera lesão no nervo óptico, geralmente, devido ao aumento da pressão intraocular. Ambas as doenças comprometem a visão e, caso não sejam tratadas, podem levar à cegueira. A catarata é considerada uma das principais causas de cegueira irreversível, enquanto o Glaucoma é irreversível.

 Para saber mais, continue lendo o artigo e entenda como ocorre essa relação!

Foi diagnosticado com ambas as condições?

As consultas e exames de rotina são fundamentais para qualquer indivíduo ou faixa-etária. Ao realizá-los com frequência, as chances de diagnóstico precoce aumentam, e, por conseguinte, as chances de sucesso no tratamento também se elevam.

Foi diagnosticado com ambas as condições? Existe tratamento para remoção da catarata e controle da pressão intraocular, sendo essa uma combinação de cirurgia de catarata com a trabeculectomia (operação de tratamento do glaucoma) ou com micro implantes.

Como as duas doenças estão entre as principais causas de cegueira no mundo, é preciso ter cautela e realizar o melhor tratamento o quanto antes.

Sendo assim, o oftalmologista responsável decidirá qual cirurgia deverá ser realizada no paciente, tendo em vista que a escolha do tratamento dependerá de diversos fatores, como a evolução e o tipo de glaucoma.

O pós-operatório da cirurgia de catarata e glaucoma

Após o procedimento cirúrgico, ainda pode haver necessidade de uso de colírios. Isso porque, esses medicamentos podem continuar auxiliando no controle da pressão intraocular, ajudando a manter qualidade na visão dos pacientes.

Você possui alguma dessas doenças? Venha para a Oftalmo Città. Aqui, temos uma estrutura completa que inclui desde equipamentos de última geração, até profissionais especializados e renomados no campo da oftalmologia. 

Ficou interessado em agendar uma consulta? Entre em contato agora mesmo pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 www.oftalmocitta.com.br