Coçar os olhos pode causar problemas para a saúde ocular?

Você coça os olhos com frequência? Apesar de parecer um ato simples e inofensivo do nosso dia a dia, esfregar os olhos pode causar grandes problemas para a saúde ocular, podendo causar ou até agravar doenças como roturas ou descolamento de retina e o ceratocone.

Juntamente com esse hábito, a genética também pode ser um aspecto de predisposição para o ceratocone. Além disso, essa fricção excessiva nos olhos também pode causar a contaminação por microorganismos na estrutura ocular. 

Continue lendo e saiba mais sobre os prejuízos consequentes do ato de coçar os olhos! 

Coçar os olhos pode causar lesões na córnea

A córnea é uma estrutura fina, delicada e sensível, sendo uma área  propensa à alteração em seu formato. Por isso, o trauma excessivo nesta região pode causar o comprometimento da visão, afetando a nitidez das imagens, e tornando-as distorcidas.

Ao longo do tempo, o ato de coçar os olhos pode levar ao surgimento de doenças como o ceratocone. 

A progressão dos erros refrativos pode ser um efeito da fricção excessiva nos olhos

Sim, coçar os olhos também pode causar a progressão de defeitos refrativos, tais como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. A consequência, portanto, é uma redução na qualidade de vida do indivíduo. Por isso, atente-se a esse ato! 

Roturas e descolamento de retina 

Além dos problemas citados acima, coçar os olhos também pode gerar uma consequência grave: roturas ou descolamento de retina. Se não tratados imediatamente, esses problemas podem levar à cegueira.

O que fazer quando sentir coceira nos olhos?

São diversos os fatores que podem causar coceira nos olhos. É importante, no entanto, entender qual é a origem e tratá-la. Para todos os casos, torna-se fundamental a consulta com um oftalmologista para o diagnóstico e acompanhamento do quadro, bem como para a prescrição de tratamento necessário. 

Na Oftalmo Città, clínica especializada em oftalmologia no Rio de Janeiro, você garante um atendimento especializado para a visão. Além de uma estrutura completa, temos um corpo clínico preparado para atendê-lo da melhor forma. 

Entre em contato com nossos atendentes agora mesmo e agende sua consulta!